Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Para dominar a raiva

Fonte: Jomar Morais - Revista: Vida Simples - Edição 13 Janeiro 2004


Na Roma antiga, o filósofo estóico Sêneca costumava descrever a raiva como “a mais hedionda e frenética das emoções”. Ela está na raiz da violência que, por sua vez, é uma das principais e mais visíveis ameaças à sobrevivência da humanidade, aos valores humanos e ao ambiente. Nos últimos anos vários estudos científicos comprovam o que a experiência já havia nos ensinado: a raiva e sua forma superlativa – o ódio – enfraquecem as defesas e morte prematura.
O impulso colérico é relacionado até a algumas manifestações do câncer. Além disso, a raiva e ódio podem ser considerados os maiores obstáculos ao desenvolvimento da compaixão e altruísmo. Segundo o Dalai Lama, líder do budismo tibetano, não é possível superar tais emoções apenas suprimindo-as ou fingindo que elas não existem. Deixar a raiva e o ódio fluírem sem controle, na esperança de nos livrarmos deles por sua simples vazão, também não resolve. Nesse caso segundo o psicólogo e pesquisador da raiva, Aaron Siegman, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, há indícios de que é justamente a expressão  repetida da fúria que ocasiona as reações bioquímicas nocivas ao organismo. A solução é evitá-la ou transformá-la pelo cultivo de seus antídotos: a paciência e a tolerância. “Um resultado espontâneo da paciência e da tolerância é o perdão”, diz Dalai Lama.
Em seu livro Medicina Espiritual, o medico Herbet Benson, da Universidade Harvard, propõe uma técnica simples para abortar a raiva onde quer que ela nos surpreenda, inclusive nos congestionamentos de trânsito. Primeiro, pare. Então, respire para liberar a tensão física. Reflita, fazendo perguntas para si mesmo (por exemplo, por que estou nervoso?). E, finalmente, opte. 


Livros: 
Medicina Espiritual - Herbert Benson 
ISBN: 8535202811 - ISBN-13: 9788535202816


Este é um livro inovador, em que o Dr. Herbert Benson trata do encontro da ciência com o surpreendente poder do espírito humano. Segundo ele, os homens estão marcados por uma necessidade genética de cultivar a fé e isto produz um efeito benéfico sobre a saúde física.O médico desenvolve a idéia de bem-estar evocado: um conceito que pode revolucionar a forma como a medicina é praticada no mundo ocidental. Para o Dr. Benson, quando as pessoas evocam a fé ativam dentro de si caminhos neurológicos para a cura.


A Arte da Felicidade - Dalai Lama
ISBN: 853361201X

Ao pesquisar a medicina tibetana, o psiquiatra norte-americano Howard C. Cutler acabou conhecendo o Dalai Lama. Dos inúmeros encontros entre os dois, nasceu este livro que busca orientar o leitor no seu caminho rumo à felicidade.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário